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A HISTÓRIA DA LIMOUSINE

 
 
 
 

Limousine
Sizaire Freres 4RI de 1926

 

 
 

Brougham - termo utilizado em larga escala no Reino Unido, para carros com o lugar do motorista sem capota, e a parte traseira, com carroceria fechada. Originário das antigas charretes.

 
 
 
 


Rolls‑Royce‑Sedanca De Ville 1934

 

 
 
Sedanca de Ville, não tinha capota para o motorista, não era um coupé, e sim um carro de 4 portas e o teto dos passageiros era fixo, com janelas.
 
   
 
 


Cadillac 1930 Madam X Imperial Limousine V-16

 

 
 

Modelo da cadillac De Ville
Denominação francesa de Town Car. Definia as carruagens que tinham “divisões” entre o chofer e o passageiro. Foi usado para Conversíveis, coupês, e o popular sedan.

 
 
 
 

CADILLAC A MARCA QUE FEZ HISTÓRIA NO AUTOMOBILISMO E DAS LIMOUSINES

Se existe uma montadora de automóvel que virou sinônimo de carros grandes e limusines, essa marca é a CADILLAC. Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como ela.

A história
A história começa em 1890, quando Henry Martyn Leland se uniu a Robert C. Fauconer para fundar em Detroit a Leland. Falconer & Norton, uma empresa especializada em produzir conjuntos de engrenagens e ferramentas de precisão. Leland possuía uma grande experiência com equipamentos mecânicos, pois havia trabalhado antes na indústria de armas Colt e na Brown & Sharp que produzia micrômetros e outros equipamentos de precisão, adquirindo, assim, sua obsessão pela precisão. A crescente demanda por bicicletas do final do século XIX fez com que a empresa prosperasse como fornecedora de engrenagens. Na virada do século, um construtor de automóveis chamado Ramson Eli Olds contratou a empresa, agora chamada L & F, para produzir conjuntos de transmissões para seus carros que não apresentassem os problemas de ruídos que as feitas por ele próprio estavam tendo, e que pudessem ser intercambiadas entre carros sem necessidade de remanufatura.

Tamanho foi o sucesso das transmissões feitas pela L & F que esta ganhou em 1901 um contrato para fornecer cerca de 2.000 motores para Olds. Os motores construídos por Leland forneciam uma potência 3.7 HP contra os 3.0 HP dos motores fornecidos pelos irmãos Dodge para a mesma Olds, atingindo ainda maior velocidade com menor atrito do que os motores de seu concorrente. Ainda não satisfeito com a performance de seus motores, Leland usou toda a sua experiência para aperfeiçoar o motor original desenvolvendo um novo motor capaz de atingir 10.25 HP, o qual foi oferecido a Olds. No entanto a empresa estava satisfeita com o resultado das suas vendas e preferiu não investir no novo motor que aumentaria os seus custos e demandaria tempo para adaptar o método de construção de seus carros.

Em agosto de 1902 dois investidores, William Murphy e Lemuel W. Bowen, procuraram Leland para oferecer-lhe uma empresa que estava sendo liquidada. Essa empresa fundada em 1899 com o nome de Detroit Automobile Company, produziu alguns poucos carros e faliu em 1900. Em 1901 foi reerguida e reorganizada pelo seu mecânico chefe que a rebatizou com o seu próprio nome, chamando-a de Henry Ford Company. Porém depois de três meses a empresa estava novamente falida e Henry Ford, ele mesmo, que fundaria a FORD pouco depois, deixou a sociedade. Os investidores então procuraram Leland com o objetivo de oferecer-lhe para venda a fábrica e o maquinário. Após inspecionar a fábrica, ele teve uma grande idéia e procurou os investidores com o objetivo de convencê-los a desistirem de se desfazerem do empreendimento. Ele demonstrou que acreditava no futuro do automóvel e que tinha-lhes a oferecer um novo motor, o mesmo que foi oferecido anteriormente a Olds, com quase o triplo da potência dos que eram usados por esta e que apresentava muito menos problemas que os demais disponíveis no mercado. Impressionados com a oferta de Leland, os investidores não só aceitaram sua idéia como também o colocaram no comando da nova empresa. Oficialmente no dia 22 de agosto de 1902, na cidade de Detroit, surgia CADILLAC. O primeiro carro (um monocilindro) da nova montadora ficou pronto em 17 de outubro e foi desenhado e projetado pelo próprio Henry Leland. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época.

No ano seguinte a montadora expôs no salão do automóvel de Nona York o novo modelo CADILLAC por US$ 850 e obteve 2.286 pedidos, terminando o ano com 2.500 carros produzidos. Em 1905 a empresa lança o CADILLAC Osceola, cilíndrico único, sendo o primeiro passo para a produção de carros com capota totalmente fechada. O sucesso da montadora chamou a atenção da General Motors, que pagou cerca de U$ 5.6 milhões pela CADILLAC em 1909. Nesse mesmo ano a cadillac lança a primeira limusine do mundo.
 
 
 
 

Foto com o presidente William Taft (presidente entre 1909 y 1913) em uma limusine Cadillac model G 1907-1908
 
     
 

  • A primeira limousine do mundo foi o modelo da Cadillac G em 1909. Foi praticamente o mesmo modelo de 1907 G e 1908 G, exceto pelo  modelo limusine que foi adicionado à linha, com dois passageiros a mais e um padrão mais luxuoso do que o rumble de 1907.

  • Houve só uma mudança no motor do modelo G limousine de 1909, a potência foi aumentada de 20 para 25.
  • Houve só uma mudança no motor do modelo G limousine de 1909, a potência foi aumentada de 20 para 25.
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    CADILLAC revolucionou o mercado de automóveis nos anos seguinte com a apresentação de novidades técnicas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico. Leland queria apostar tudo no motor aeronáutico Liberty, dedicando a ele 100% de sua capacidade produtiva. O conflito com Durant foi inevitável e, em conseqüência, ele e seu filho se retiraram da GM em junho de 1917 e formaram a Lincoln Motor Co., que seria mais tarde a grande rival da CADILLAC.

    No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante.
    A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados. Os modelos da CADILLAC também eram bastante apreciados pelos “gangsters” da época, haja vista que a sua potência extra os dava capacidade de fuga rápida nas situações de perigo. Dentre eles Al Capone foi um dos maiores entusiastas da marca.

     
         
     
    A LIMOUSINE PRESIDENCIAL DOS ESTADOS UNIDOS
     
         
     
     
         
     

    Um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos a usar uma limousine CADILLAC foi Woodrow Wilson, que comandou nas ruas de Boston a parada de comemoração da vitória na I Guerra Mundial. Era um reluzente cadillac 1928. Em 1930, dois cadillac conversíveis, batizados de “Queen Mary” e “Quenn Elizabeth” foram entregues ao governo dos Estados Unidos. Os enormes carros foram batizados com os nomes dos transatlânticos não por acaso e, além de gigantescos, eram equipados com verdadeiro arsenal de munição, rádio para comunicação e grandes geradores. Estes dois “Queen” serviram aos presidentes Roosevelt, Truman e Eisenhower. Eisenhower, que gostava de dirigir, teve sua parada de posse a bordo de um Limousine CADILLAC Eldorado 1953

     
         
     
     
         
     
    Este veículo tinha um protetor de sol junto ao pára-brisa, que logo se transformou em moda. Em 1956, os “Queen” foram desativados e deram lugar a outras duas enormes limusines, os “Queen Mary II” e “Queen Elizabeth II”, sempre bem armados, com equipamentos de comunicação e pneus especiais, a prova de bala. Estes veículos serviram aos presidentes Eisenhower, John Kennedy (que morreu em 1963 a bordo de um Lincoln).
     
         
     
     
         
     
    Os dois carros foram aposentados em 1968. Para o presidente Ronald Reagan foi destinado um CADILLAC Fleetwood Limousine 1983, enquanto um CADILLAC Fleetwood Brougham foi entregue para Bill Clinton em 1993. Como os anteriores, o Brougham presidencial foi desenhado, desenvolvido e produzido totalmente pela CADILLAC. Tudo com o máximo de proteção possível aos ocupantes, inclusive sem teto solar ou fechaduras externas.
     
         
     


    LIMOUSINE CADILLAC FLEETWOOD BROUGHAM  1993 DE BIL CLINTON

     
         
     
    Em 2005, pouco depois da reeleição do presidente Geoge W. Bush, usou uma limusine CADILLAC DTS, considerada como um “estado de arte” atravessou a capital dos Estados Unidos, Washington, durante a “Presidential Inaugural Parade” (o tradicional desfile de posse dos presidentes), antecipando um pouco das linhas do que seria o CADILLAC DTS 2006.
     
         
     

    LIMOUSINE CADILLAC DTS 2006 Geoge W. BUSH
     
         
     

    O modelo de linha foi apresentado um mês depois, em fevereiro, no Salão de Chicago. Similar ao DTS, a limusine presidencial tinha desenho extremamente robusto, mas sem perder a identidade dos automóveis atuais da marca, em especial na dianteira e traseira. O DTS manteve o estilo da enorme grade com o emblema da marca, mas recebeu novos faróis de xenônio e leds nas lanternas traseiras. Isso tudo também estava no DTS presidencial. Já as laterais e teto mudaram muito, em função da blindagem e alto grau de segurança necessários. O presidente George W. Bush fez seu primeiro desfile com este CADILLAC no dia 20 de janeiro de 2006, cortando a Pennsylvania Avenue. O desfile do presidente eleito é uma tradição antiga, e já aconteceu, não só com carros CADILLAC, mas também com Lincoln e alguns Chrysler. Por causa da excelente exposição, é uma longa briga de bastidores oferecer a limusine para o presidente. A General Motors e a CADILLAC ficaram honradas em escrever mais este capítulo da história automobilística dos Estados Unidos com a criação do DTS Presidential Limousine.

    Com desenho impressionante e construção exclusiva, a DTS limusine era toda feita a mão e pintada na cor “jet-black”, uma evolução do “preto-Cadillac”. Este modelo era consideravelmente mais largo, mais alto e mais longo que o DTS de produção, sendo equipado com o que há de mais moderno em termos de blindagem e comunicação. O interior tinha assentos para seis passageiros sentados com conforto e permite que todos estejam sempre visíveis pelos seguranças externos, por razões de segurança. O banco traseiro, destinado ao presidente, incorporava uma mesinha de trabalho. Era reclinável e adaptativo, com sensores, moldando-se automaticamente ao corpo do ocupante, garantindo assim o máximo de conforto. Além disso, tinha sistema de som de última geração, com capacidade para 10 cds. Couro azul e detalhes em madeira estavam por todos os lados e completavam o visual luxuoso do interior. O emblema presidencial estava bordado no encosto do banco do presidente e também em cada forro de porta. Os “selos” do presidente também apareceram na parte externa das portas traseiras. A bandeira norte-americana estava fixada no pára-lama dianteiro direito, e a do presidente do lado esquerdo; são usadas quando o presidente está à bordo da limusine. Pequenas lanternas de alta capacidade iluminavam estas bandeiras à noite. O modelo anterior a este foi um CADILLAC DeVille 2001, usado por Bush, e está atualmente em serviço hoje como veículo reserva.

    Em 2009, a tradicional marca americana, que fornece os carros para os presidentes dos Estados Unidos, anunciou o Cadillac Presidencial do novo presidente Barack Obama. Esse carro é absurdamente blindado, agüentando até mísseis e armas químicas, embora não se divulgue maiores detalhes da blindagem. O veículo é empurrado por um monstruoso motor diesel 6.5 litros, pneus (obviamente) blindados, inúmeros sistemas de segurança e comunicação, armamento para defesa é até kits de primeiros socorros, contendo sangue do tipo sanguíneo do presidente, se necessário. Estipula-se que o carro seja construído em cima de uma plataforma de caminhão para suportar o incrível peso da blindagem.

     
     
     
     
     
     
     
     
     
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